23 de fev. de 2010

Weblogic JMS - Parte III - Criação de fila JMS

Neste post mostro a configuração de uma fila JMS(Queue) simples no Oracle Weblogic Server 11g(10.3.2).

Para configurar o ambiente inicial que é pré-requisito para este exemplo veja os posts do link: http://mmaiacupofcoffee.blogspot.com/search?q=Oracle+Fusion+Middleware+11g

Para ver a documentação oficial da Oracle sobre a parte administrativa de JMS no weblogic visite o link:
http://download.oracle.com/docs/cd/E15523_01/web.1111/e13738/toc.htm

No exemplo mostrado no vídeo abaixo são configurados todos os elementos JMS necessários para criação de uma fila simples. Existem outras formas de se configurar uma fila no Oracle Weblogic.



[]s

20 de fev. de 2010

Oracle Fusion Middleware 11g - Oracle Enterprise Pack for Eclipse (OEPE)

Após a instalação e configuração de domínio do weblogic vou mostrar a integração da ferramenta de desenvolvimento da Oracle OEPE que pode ser baixada no link: http://www.oracle.com/technology/software/products/oepe/index.html.

Após baixar e descompactar a ferramenta, basta entrar na pasta eclipse e utilizar o atalho "eclipse" existente neste diretório para executá-la. O vídeo abaixo mostra a integração da ferramenta com um domínio local de weblogic server na versão 11g(10.3.2).


[]s

Oracle Fusion Middleware 11g - Criação de domínio Weblogic 11g (10.3.2) no Ubuntu

Após a instalação o próximo passo é a criação de um domínio do weblogic para podermos rodar aplicações. Um domínio no weblogic significa um conjunto de servidores gerenciados por um admin server. Se quiser se aprofundar pode ver a documentação oficial sobre domínios do Oracle Weblogic 11g e também a documentação sobre criação de domínios utilizando o configuration wizard que é mostrado no vídeo deste post, é importante ressaltar que existem outras formas de criar domínios que não cubro neste post. Neste vídeo mostro a criação de um domínio em modo de desenvolvimento e então rodo o servidor de administração e acesso o seu console.


[]s

13 de fev. de 2010

Oracle Fusion Middleware 11g - Instalação Weblogic 11g (10.3.2) no Ubuntu

O pacote de instalação está disponível para download no site da Oracle no endereço http://www.oracle.com/technology/software/products/middleware/index.html , selecione "See All" e depois "All available platforms" escolha então o pacote correto para o seu sistema operacional. As versões linux e Windows já vem com uma versão de java compatível para rodar o Weblogic com um JDK indicado para modo de desenvolvimento e o JRockit, recomendado para ambiente de produção, as demais versões exigem o download de uma JVM separada. O pacote utilizado nesta instação é a última versão disponível atualmente para linux. O procedimento é bem simples utilizando um ambiente com suporte a interface gráfica. Neste vídeo faço a instalação no Ubuntu 9.10.

Para ver a documentação oficial de instalação do produto visite o site de documentação oficial na Oracle: http://download.oracle.com/docs/cd/E15523_01/doc.1111/e14142/toc.htm


[]s