Em um projeto em que estou trabalhando foi definido que iríamos utilizar o modelo do scrum para realizar acompanhamento de projetos da equipe.
A equipe em questão não é uma equipe de desenvolvimento de software e portanto precisamos encontrar uma ferramenta que possa ser adaptada para a nossa realidade que é mais relacionadas a planejamento de ambiente e suporte a ambiente de produção. Com isso em mente comecei uma avaliação de várias ferramentas que dão suporte ao processo de desenvolvimento de software com XP e Scrum para avaliar a que seria a de mais fácil customização para adotarmos no nosso dia a dia. As ferramentas que avaliei foram:
XPlanner, IceScrum, Scarab e o Pronto.
Dentre estas a que mais agradou e que vamos customizar para atender à nossa demanda foi o Pronto. Os principais pontos que fizeram com que utilizássemos o Pronto é sua facilidade de configuração, open source, simples e também por ser um projeto de Brasileiros.
Durante a configuração de nosso ambiente seguimos as instruções de download e instalação no site do Pronto para baixar os fontes e gerar nosso ambiente.
Durante o processo de configuração do ambiente conforme descrito na documentação do pronto, ocorre um erro ao tentar executar um comando do maven como por exemplo:
mvn eclipse:eclipse
ou
mvn package
O erro é causado pois existe uma dependência documentada no pom.xml do projeto e que não é encontrada que é a do bliki.wiki . Este pacote vem junto com a distribuição de códigos-fonte do pronto e encontra-se sob o diretório WEB-INF/lib . A versão que vem distribuída é a 3.0.11 e a referência no pom.xml é para a 3.0.13. Para corrigir o problema temos 2 opções. O primeiro passo para ambas as situações é corrigir a referência do pom para a versão 3.0.11 então onde está no pom.xml a entrada:
info.bliki.wikibliki-core3.0.13
Deve ser corrigido para referenciar a versão 3.0.11 que vem com os fontes do pronto.
Com isso a entrada no pom.xml fica assim:
info.bliki.wikibliki-core3.0.11
Feito isso temos duas opções, a primeira é instalar manualmente o pacote utilizando o comando do maven para tal e a segunda é encontrar um repositório que contenha as bibliotecas e registrá-la no nosso pom.xml. Procurei na web e não encontrei um repositório maven com a biblioteca do bliki.wiki em questão e por isso estou disponibilizando no meu repositório na internet. Para baixar essa lib do repositório basta registrar no pom.xml do projeto(entre as tags build e dependencies) o repositório com a seguinte entrada:
mawebhttp://www.maweb.com.br/mvn_repo
Com isso o arquivo pom.xml do pronto completo fica assim:
Após estas alterações os comandos do maven já irão funcionar corretamente como por exemplo:
mvn eclipse:eclipse - irá gerar arquivos de projeto para ser importado pelo eclipse. Se der algum erro tente rodar mvn eclipse:clean e então o mvn eclipse:eclipse
mvn package - gera um .war do projeto no diretório targets.
Outro dia precisei que as aplicações rodando em weblogic server utilizassem recursos de compactação Gzip para conteúdos de texto, html, css e javascript. O Gzip compacta estes recursos para transimtir pela internet e posteriormente o browser descompacta o que pode aumentar sensivelmente a performance percebida pelo usuário final da aplicação em diversos casos.
No ambiente em questão o weblogic está configurado para servir também o conteúdo estático e neste caso a solução padrão no mundo java é utilizar a configuração por Filtros.
Felizmente já existe um filtro Open Source disponibilizado para o weblogic para este fim e por isso basta configurarmos o pacote para utilizá-lo. Segue um passo-a-passo.
1) Baixar o .jar com as classes do filtro Gzip que vc preferir ou então escrever e gerar seu .jar com o filtro. Se preferir utilizar um filtro já escrito seguem links com posts e código fonte para tal. Links em inglês. blog do Markus Eisele ou blog do Nagesh Susarla. Se você preferir desenvolver o seu filtro de compactação Gzip pode se basear em artigos já escritos a respeito filtros, gzip e performance no On Java, no JavaWorld ou no Java Boutique, dentre outros.
2) O segundo passo é configurar o seu filtro no web.xml da apliação web que irá utilizar o Gzip, essa configuração deve variar um pouco depedendo do filtro que for ser utilizado conforme mencionado no passo 1, portanto segue um exemplo meramente ilustrativo abaixo:
Finalmente, para checar a compactação utilizo o web developer toolbar do firefox em Information > View Document Size mostra a compactação de cada recurso carregado em uma página. Ver exemplo nas 2 imagens abaixo(ilustrativo).
Outra possibilidade é utilizar o plugin do Apache para Weblogic Server e habilitar a configuração de compactação do Apache para recursos estáticos.
[]s