6 de abr de 2009

Weblogic - Como acessar arquivos em disco

Esta é uma questão frequente nos fórums de weblogic e por isso estou postando aqui.

É comum que uma aplicação web precise acessar conteúdo estático existente em algum diretório compartilhado em servidor, disco de storage externo ou até mesmo em um diretório no Sistema operacional em ambientes não clusterizados.

No weblogic tem uma maneira bem simples de resolver este problema para isso utiliza-se uma tag no arquivo weblogic.xml que irá apontar para um diretório especificado e criará um url-pattern de acesso ao conteúdo desejado.

Para ilustrar o exemplo, suponhamos que seja desejado compartilhar o conteúdo estático que está disponível no caminho: /var/docs/weblogic/estatico no servidor onde o weblogic está instalado. Imagine que exista um arquivo chamado meuPdf.pdf que está diretamente neste diretório, para acessar este arquivo queremos que uma url direta aponte para o pdf em questão. Para isso deve-se configurar a tag virtual-directory-mapping, local-path e url-pattern no weblogic.xml:


  /var/docs/weblogic
  /estatico/*



Isso irá permitir que uma url como: http://seudominio.com/estatico/meuPdf.pdf encontre corretamente o arquivo desejado. Se houver pastas no diretório basta apendar a pasta depois do url-pattern definido para acessar corretamente o conteúdo.

Esta dica possibilita também que conteúdo estático seja disponibilizado e acessado corretamente fora do pacote dinâmico no weblogic, tornando o pacote dinâmico bem menor facilitando as atualizações.

Simples assim. Fica aí a dica.

[]s

Nenhum comentário: