11 de jun. de 2009

Appfuse - Script para criação de projeto Appfuse / Struts2

Escrevi este post com o intuito de acelerar a criação de projetos do Appfuse que fossem funcionais no ambiente eclipse. O Appfuse é um excelente projeto que ajuda na integração de vários projetos opent source e com isso acelera o início do ciclo de desenvolvimento. Para criar um projeto com Appfuse é utilizado o maven e portanto para executar o script deste post o maven deve estar configurado no seu ambiente e deve ter um JDK 1.5 ou superior configurado.

Após alguma experiência com o Appfuse cheguei a um padrão na criação de projetos e portanto para acelerar o procedimento consolidei em um script.

O script cria um projeto de testes e para mudar o pacote e nome do projeto criado basta alguma edição no script. O script está bem documentado e é auto-explicativo. É um script que foi testado no ambiente linux com java 6 e para reutilizá-lo basta uma rápida adaptação para utilizar o JDK de sua preferência, o JDK deve ser 1.5 ou superior. Segue o script.

PATH=/home/mmaia/tools/jdk1.6.0_13/bin:${PATH}
export PATH
echo ${PATH}

#cria o projeto, o maven deve estar configurado no ambiente para funcionar.
mvn archetype:create -DarchetypeGroupId=org.appfuse.archetypes -DarchetypeArtifactId=appfuse-basic-struts -DremoteRepositories=http://static.appfuse.org/releases -DarchetypeVersion=2.0.2 -DgroupId=br.com.maweb -DartifactId=TestesJOFC2

#entra no diretório do projeto criado
cd TestesJOFC2

#baixa o código do core do appfuse para possibilitar evolução no seu projeto posteriormente.
mvn appfuse:full-source

#baixa todas as dependências para o repositório do maven executa todos os testes unitários do projeto.
mvn

#baixa parte web do projeto
mvn war:inplace

#remove no linux libraries para rodar aplicativo com container jetty de forma expandida o que facilita durante o desenvolvimento por refletir mais diretamente as alterações.
rm -r src/main/webapp/WEB-INF/lib/
rm -r src/main/webapp/WEB-INF/classes/struts.xml

#configura projeto para ser importado pelo eclipse.
mvn eclipse:eclipse


Após a execução do script o projeto criado pode ser importado como um projeto do eclipse normalmente. Abra o pom.xml do projeto criado e configure a os dados de usuário e senha da base de dados que irá ser utilizada no projeto sendo a default a mysql com usuário root e sem senha, se tiver dificuldades veja este post. Após configurar a base de dados então em um comando de linha para testar basta inicializar o jetty utilizado no desenvolvimento com o seguinte comando:

mvn jetty:run


Para ver o projeto acesse com o browser http://localhost:8080 e utilize usuário/senha = user/user.

Bem se o script não foi alterado teremos um projeto chamado TestesJOFC2 que é um projeto de testes para uma librie de geração de gráficos chamada Open Flash Chart que descrevo em outro post.

[]s

Nenhum comentário: