15 de set de 2009

Gzip no Weblogic

Outro dia precisei que as aplicações rodando em weblogic server utilizassem recursos de compactação Gzip para conteúdos de texto, html, css e javascript. O Gzip compacta estes recursos para transimtir pela internet e posteriormente o browser descompacta o que pode aumentar sensivelmente a performance percebida pelo usuário final da aplicação em diversos casos.

No ambiente em questão o weblogic está configurado para servir também o conteúdo estático e neste caso a solução padrão no mundo java é utilizar a configuração por Filtros.

Felizmente já existe um filtro Open Source disponibilizado para o weblogic para este fim e por isso basta configurarmos o pacote para utilizá-lo. Segue um passo-a-passo.

1) Baixar o .jar com as classes do filtro Gzip que vc preferir ou então escrever e gerar seu .jar com o filtro. Se preferir utilizar um filtro já escrito seguem links com posts e código fonte para tal. Links em inglês. blog do Markus Eisele ou blog do Nagesh Susarla. Se você preferir desenvolver o seu filtro de compactação Gzip pode se basear em artigos já escritos a respeito filtros, gzip e performance no On Java, no JavaWorld ou no Java Boutique, dentre outros.

2) O segundo passo é configurar o seu filtro no web.xml da apliação web que irá utilizar o Gzip, essa configuração deve variar um pouco depedendo do filtro que for ser utilizado conforme mencionado no passo 1, portanto segue um exemplo meramente ilustrativo abaixo:


  

    GZIPFilter

    weblogicx.servlet.gzip.filter.GZIPFilter

  



  

  

    GZIPFilter

    /*.html

  



  

    GZIPFilter

    /*.htm

  



  

    GZIPFilter

    /*.log

  

  

  

    GZIPFilter

    /*.txt

  



Finalmente, para checar a compactação utilizo o web developer toolbar do firefox em Information > View Document Size mostra a compactação de cada recurso carregado em uma página. Ver exemplo nas 2 imagens abaixo(ilustrativo).

Outra possibilidade é utilizar o plugin do Apache para Weblogic Server e habilitar a configuração de compactação do Apache para recursos estáticos. []s

Nenhum comentário: