30 de jun. de 2010

Weblogic, configuração de domínios.

Este é um post simples, o intuito é mostrar como fazer um backup de um domínio já configurado e poder restaurá-lo posteriormente. Isto é muito útil em diversas situações do dia a dia em uma empresa que utilize o weblogic server.

Para este exemplo vou utilizar um domínio já criado com um servidor chamado Server-1 com uma configuração de fila JMS atribuída a este servidor.

Para fazer um template deste domíno basta utilizar a ferramenta "Domain Template Builder" do weblogic.

Para executar o domain template builder execute o script: ${WL_HOME}/commmom/bin/config_builder.sh, é importante lembrar que esta versão precisa de ambiente gráfico para executar. Se não tiver suporte a ambiente gráfico no servidor que deseja criar o template pode-se utilizar os comandos pack e unpack conforme descrito em detalhes na documentação oficial do weblogic.

Para fazer o template do domínio, que será um .jar, executar o config_builder.sh para unix e derivados ou config_builder.cmd no caso de windows.

Depois é só selecionar a opção "Create a Domain Template" e depois seguir o passo a passo que é auto-explicativo. No final será criado um arquivo com a extensão .jar que poderá ser utilizado na criação de novos domínios como explico à seguir.

Criei um template chamado dominio_exemplo_weblogic-v10.3.2.0.jar, agora para recriar este domínio em qualquer outro servidor basta levar este .jar para o novo servidor com os binários de weblogic já instalados e executar o wizard de configuração de domínios do weblogic em ${WL_HOME}/commom/config.sh

No wizard selecionar "Create a New Weblogic Domain" e no segundo passo selecionar a opção "Base this domain on an existing template" e apontar para o .jar gerado com a ferramenta "configuration builder", ver imagem abaixo.



Depois é só seguir o restante do passo a passo que é auto-explicativo e o domínio será criado com as configurações recuperadas do template.

Iniciar os servidores do domínio criado e verificar que estes terão as configurações idênticas ao domínio original. []s

Nenhum comentário: