11 de mai. de 2009

Configuração do Kit desenvolvimetno Nokia com Eclipse Ganymede

Neste post irei mostrar o passo a passo para fazer a integração do kit de desenvolvimento nokia para plataforma S60 com Eclipse Ganymede. Atualmente utilizo para desenvolvimento JME a seguinte configuração:

* Eclipse Ganymede + MTJ(Mobile tools for java)

Com esta configuração e após deixar no meu projeto somente as APIs compatíveis para a plataforma S60 do meu celular(MIDP 2.0 e CLDC1.1) eu fui capaz de baixar e rodar minha aplicação no device, mas ainda com alguns erros e portanto o emulador da nokia se tornou essencial para que eu possa evoluir meu projeto.

Para instalar o kit é necessário também ter instalado o kit de desenvolvimento da nokia chamado Carbide.J que pode ser baixado aqui

O passo a passo(O SDK para S60 já deve ter sido instalado assim como o Eclipse Ganymede):

1) Instalar o Carbide.j 1.5
Este passo é bem simples para isso após baixar o arquivo .zip do Carbide.j descompacte em uma pasta e execute o setup.exe o processo de instalação é simples, basta seguir as instruções selecionando a versão para Eclipse no momento apropriado e apontando para o diretório de instalação do seu eclipse quando solicitado.

2) Configurar o debugger do eclipse
Neste passo no menu do eclipse vá em Windows > Preferences > Java > Debug . Nesta tela desmarque todas as opções de suspend debug e aumente o tempo de "Debug Timeout" para 50000 ms conforme orientação da nokia. Isto é necessário para que o timeout default configurado não impeça a execução do emulador.(ver imagem)


3) Adicionar o emulador do S60 ao eclipse.
Este passo foi o mais problemático no eclipse estranhamente tive que instalar novamente o Carbide.j para que o menu do eclipse apresentasse a opção correta(não reiniciei na segunda instalação). Para executar esse passo no menu do eclipse primeiro selecione um projeto JME na perspectiva java e depois ir em Tools > Carbide.j > Configure Emulators . Clique em add e selecione o diretorio de instalação do Kit de desenvolvimento para S60 e depois que ele aparecer na lista de Emuladores selecione a entrada dele e clique no botão Set as Default. Pronto o emulador está pronto para ser utilizado.

Para utilizá-lo selecione Tools > Carbide.j > Start Emulators
Na tela que irá abrir em Application aponte para um .jad de exemplo que vem com o SDK da plataforma S60 em %S60_HOME%\devices\S60_3rd_MIDP_SDK_FP1\S60examples\helloworldplus\bin e clique em Emulate. A aplicação deve aparecer após algum tempo. Tenha paciência pois isso pode levar alguns minutos dependendo da configuração da sua máquina.

No final consegui rodar minha aplicação no emulador mas fiquei um pouco decepcionado com a lentidão desse ambiente. []s

Nenhum comentário: