30 de mai. de 2009

GWT - Google web toolkit - Instalação do plugin do eclipse

Impressionado com o google wave resolvi dar uma olhada no Google Web Toolkit que é o framework open source de um projeto da Google que é utilizado para o desenvolvimento do wave. Nunca tinha avalido o GWT seriamente e resolvi então dar uma boa olhada pois na apresentação do wave o desenvolvedor citou a facilidade de reutilização de código também para celulares e como ando estudando desenvolvimento de devices achei interessante dar uma boa olhada. A seguir posto minhas primeiras impressões sobre o GWT e também um rápido passo a passo para utilizá-lo pela primeira vez.

A primeira boa notícia para mim foi que o GWT abstrai toda a construção da aplicação para browsers em linguagem java, no meu caso que a quase 10 anos sempre apostei no java isso soou bastante promissor.

Outra coisa agradável foi a primeira impressão que tive com a documentação do kit que é bastante completa e simples, direto ao ponto, ou seja, no meu ponto de vista a melhor forma. Não gosto de ficar lendo grandes introduções e teorias sobre os frameworks que estou avaliando, prefiro ir direto ao ponto e desenvolver alguma coisa simples para aí sim aprofundar, se for o caso, e então utilizar em algum projeto real.

Finalmente a melhor das notícias é que já existe um plugin do eclipse para o GWT o que possibilita que possamos fazer alguns testes com ele muito fácil e rapidamente. Vamos então ao passo a passo:

1) Baixar o plugin do eclipse utilizando a url de download do update site:
Para eclipse Europa: http://dl.google.com/eclipse/plugin/3.3
Para eclipse Ganymede: http://dl.google.com/eclipse/plugin/3.4

2) Reiniciar o eclipse.

3) Criar um projeto utilizando o GWT plugin do eclipse. Uma vez que o plugin estiver instalado, para criar um projeto utilize o menu de criação de aplicação web normalmente: File > New > Web Application Project. Se o plugin estiver corretamente instalado este será agora um projeto habilitado para o GWT.

4) Executar o projeto. Para executar o projeto no ambiente local, basta executar o projeto como uma aplicação web tradicional.

Bem esta foi uma breve introdução do que vi até o momento sobre o GWT, irei agora desenvolver algum pequeno protótipo funcional de aplicação para realizar alguns testes e posteriormente posto minhas impressões. Seguem alguns links úteis para quem quiser saber mais.

Passo a passo para executar exemplos.

Criar uma aplicação passo-a-passo utilizando o plugin do eclipse.

Para deploy de apps com GWT na web no site AppEngine do Google.

Dica final: A primeira vez que você for rodar uma aplicação utilizando o plugin com linux(meu caso) pode ocorrer o seguinte erro:
** Unable to load Mozilla for hosted mode ** java.lang.UnsatisfiedLinkError: .../mozilla-1.7.12/libxpcom.so: libstdc++.so.5: cannot open shared object file: No such file or directory ...
Isso ocorre porque as novas versões do Ubuntu não trazem essa lib por defaul instalada. Para resolver o problema abra um console e baixe a lib com o comando:

sudo apt-get install libstdc++5


E após isso deve funcionar normalmente!

[]s

Nenhum comentário: