18 de mar. de 2009

Struts 2 - Customizando elementos de form

Esta semana precisei fazer uma customização no padrão de forms que utilizo. Basicamente o que estava ocorrendo era que eu precisava mudar o padrão de mensagens de erro do struts 2 utilizando o tema xhtml para não aparecer a mensagem de erro no campo diretamente só em uma lista em cima do formulário desejado e com um ícone mostrando o campo no form. 
Fiquei mais uma vez muito satisfeito com a solução do struts 2 para definição destes padrões. Basicamente o struts 2 utiliza uma estrutura de templates e temas que nos dá uma enorme flexibilidade na manipulação destes forms. A documentação do struts tem várias informações sobre isso nos links: 


Como não conheco linguagens de templates eu levei cerca de 3 horas e 30 minutos entre o início da minha pesquisa para modificar os templates até conseguir o que queria. 
Como ainda não tive tempo para colocar uma formatação decente para apresentação de código fonte, principalmente html, deixo aqui o link do fórum do javaranch onde iniciei um tópico de discussão sobre este assunto e postei todo o código e procedimento que adotei até conseguir chegar a uma solução final, tá tudo explicado lá no fórum(em inglês). 
Basicamente o que mudou com este código foi do seguinte padrão(imagem abaixo): 
No final ficou no seguinte padrão(imagem abaixo):
Struts 2 rocks!
[]s

Nenhum comentário: